A Revista Portuguesa de Educação (RPE) publicou 6 artigos originais durante os meses de abril e maio:
– Barbosa Rodrigues Lima, M. A., d’Angelo, M. J., Rossi Pavani , E. C., & Buss Rocha , A. (2025). Os Impactos da vigilância via câmeras na satisfação, no desempenho e na incivilidade experimentada pelo professor. Revista Portuguesa De Educação, 38(1), e25010. https://doi.org/10.21814/rpe.32854
– Amorim, C., & Castelo, A. (2025). A promoção da consciência fonológica no jardim de infância e no 1.º CEB: estudo exploratório sobre práticas educativas, crenças e necessidades formativas. Revista Portuguesa De Educação, 38(1), e25011. https://doi.org/10.21814/rpe.33964
– Braga Silva, R., & Miguel Martins, P. . (2025). Da projeção audiovisual à reflexão pessoal: Podem os filmes realmente estimular a capacidade de resolução de problemas dos alunos?. Revista Portuguesa De Educação, 38(1), e25012. https://doi.org/10.21814/rpe.33838
– Batanero, C., D. Vera , O. ., D. Pallauta , J. ., & Valenzuela-Ruiz , S. M. . (2025). Conhecimento didático-matemático de professores do ensino básico em formação para ensinar probabilidade. Revista Portuguesa De Educação, 38(1), e25013. https://doi.org/10.21814/rpe.39849
– Ortiz Mallegas, S., Carrasco Aguilar, C., & Torres-Sánchez, M. (2025). Repertórios de protesto dos professores em três países da OCDE: Um estudo comparativo em educação. Revista Portuguesa De Educação, 38(1), e25014. https://doi.org/10.21814/rpe.32048
– Pradegan da Rosa, C., & Pilla Della Méa, C. (2025). Necessidades emocionais básicas na educação infantil: Um estudo qualitativo. Revista Portuguesa De Educação, 38(1), e25015. https://doi.org/10.21814/rpe.28552
A Investigadora CIEd apresentou, no dia 13 de setembro, uma comunicação intitulada "Componentes da literacia energética: um estudo com futuros professores do ensino básico", da autoria de Laurinda Leite, Luís Dourado, Ana Sofia Afonso e Sofia Morgado, no âmbito do Projeto Greenlight.
Ler MaisOrientadora CIEd: Altina Ramos
Ler MaisA Investigadora desenvolverá o trabalho intitulado "Democratização da gestão escolar face à Nova Gestão Pública e à (hiper)burocracia digital em escola de Ensino Médio no Brasil e em agrupamento de escola em Portugal", sob orientação da Investigadora CIEd Leonor Lima Torres.
Ler MaisOs investigadores CIEd Laurinda Leite e Luís Dourado são os Guest Editors do número especial da revista Education Sciences. A data limite para submissões é dia 30 de junho de 2026.
Ler Mais