Instituto de Educação da Universidade do Minho

Telefone 253604262

Sobre

É Professor Catedrático de Sociologia da Educação e Administração Educacional no Departamento de Ciências Sociais da Educação, Instituto de Educação da UMinho. Foi Chefe da Unidade de Educação de Adultos (1984-2004), Diretor do Centro de Investigação em Educação e Psicologia (1994-1997), Chefe de Departamento (1998-2004) e Diretor do Doutoramento em Educação (2011-2013).

Para além disso, é Professor convidado em várias universidades da Europa, África, Ásia e América Latina e autor de trabalhos académicos publicados em dezanove países e sete línguas, incluindo mais de trinta livros.

Contributos

Projetos de Investigação

Produção Científica

Artigo Científico - Nacional

Gestão democrática das escolas (1974-1976) e infidelidades normativas múltiplas

A gestão democrática das escolas e das universidades, nos 50 anos de Abril

Autonomia e flexibilidade curricular: quando as escolas são desafiadas pelo governo

Políticas, dinâmicas e perfis dos agrupamentos de escolas em Portugal

A pedagogia do oprimido como fonte para a crítica ao pedagogismo opressor

Democracia, participação, autonomia: sobre a direção das escolas públicas

Revisitação gelpiana da educação permanente: ambiguidades e erosão política de um conceito

O programa “Aproximar Educação”, os municípios e as escolas: descentralização democrática ou desconcentração administrativa

Políticas de educação permanente: qualificacionismo adaptativo ou educação de adultos?

E depois de 25 de Abril de 1974 : Centro(s) e periferia(s) das decisões no governo das escolas

Educational research and researchers : critical notes

Investigação e investigadores em educação : anotações críticas

A educação faz tudo? Crítica ao pedagogismo na “sociedade da aprendizagem”

A democratização do governo das escolas públicas em Portugal

A propósito do conceito de participação num ensaio de Lúcio Craveiro da Silva

Cidadania e Educação : adaptação ao mercado competitivo ou participação na democratização da democracia?

A democratização das organizações educativas e a participação como ingerência : contribuições de Paulo Freire

Políticas de educação de adultos: Da (não) reforma às decisões pós-reformistas

Política educativa e democratização do ensino nas intervenções cívicas de Santos Simões

Autonomia da pedagogia da autonomia

Mudando a cara da escola. Paulo Freire e a governação democrática da escola pública

Associativismo estudantil no ensino secundário e a reprodução política das organizações partidárias de juventude

Educação de adultos e construção da cidadania democrática: Para uma crítica do gerencialismo e da educação contábil

A participação portuguesa no projecto de investigação Eurodelphi : a educação de adultos na Europa

Modernização, racionalização e optimização: perspectivas neo-taylorianas na organização e administração da educação

Produção e reprodução de regras: normativismo e infidelidade normativa na organização escolar

Ano Internacional da Alfabetização 1990: alfabetismo funcional e pós-alfabetização

Participação discente e socialização normativa na perspectiva da sociologia das organizações educativas

Elementos de análise sócio-organizacional das associações locais: a partir de um inquérito-piloto realizado no concelho de Braga

Inovação e Mudança em Educação de Adultos: Aspectos Organizacionais e de Política Educativa

Organização e administração de projectos de investigação e desenvolvimento em Educação de Adultos

Unidade de educação de adultos: formação, investigação e desenvolvimento

Insucesso e selecção social na disciplina de Português: o(s) discurso(s) dos professores – uma abordagem interdisciplinar

Produção Científica

Artigo Científico – Internacional

Produção Científica

Capítulos de Livro

Cinquenta anos de mudanças da educação em democracia: revolução, reforma, governação

Revisiting a theoretical model to understand adult learning and education policies

Paulo Freire: A subversive pedagogue?

Políticas de educação de adultos e comunidades diversas

Adult learning and mainstream education discourse

Introdução: revisitações críticas em torno da educação permanente

Educação permanente: contestação, enquadramento, otimização pessoal

Estudar Paulo Freire: uma pedagogia da subversão?

Introdução: diretor, direção, equipa de direção e outras ambiguidades

A centralidade do(a) diretor(a) e as suas representações sobre o governo das escolas/agrupamentos

Concentração de poderes, autonomia operacional, erosão democrática

A educação como profissão

Posfácio: Possibilidades e limites de políticas e práticas socioeducativas de inclusão

Vzdělávání dospělých v časech krize příspěvky Paula Freireho a Ettore Gelpiho ke studiu politiky

Três razões para estudar Freire hoje, para além da mais óbvia

Algumas notas sobre democratização e desigualdades na educação em Portugal (1974-2018)

O que é a democracia na “gestão democrática das escolas”? Representações de diretores(as)

Faz sentido a escola pública distinguir o mérito e a excelência? Reflexões críticas a partir de perspetivas de diretores escolares

Adult learning and education policies in Germany, Portugal and Sweden: An analysis of national reports to CONFINTEA VI

“A melhor ciência”: o académico-empreendedor e a produção de conhecimento economicamente relevante

Portugal: policy and adult education

Le directeur: modèle de gestion et de leadership dans l’école publique portugaise

Prefácio [a Os poderes e a escola]

Diretor(a) de escola pública: unipessoalidade e concentração do poder no quadro de uma relação subordinada

Prefácio [As políticas educativas para o sector da educação de adultos em Portugal]

Prefácio [a Supervisão em enfermagem: Construir as interfaces entre a escola e o hospital]

On the right hand of lifelong learning

Educación permanente en tiempos de crisis: volviendo a Freire, Gelpi e Illich

Patterns of institutional management: democratisation, autonomy and the managerialist canon

Adult learning and civil society organizations: participation or transformation?

[Prefácio Políticas de educação de adultos em Portugal (1999-2006)]

Avaliação, competitividade e hiperburocracia

António Simões, um académico pioneiro da educação permanente e de adultos em Portugal

Concepções de escola: para uma hermenêutica organizacional

Administração da educação e autonomia das escolas

A deliberação democrática nas escolas: os procedimentos gerenciais e as decisões políticas

Schooling for critical education: the reinvention of schools as democratic organizations

Políticas educativas contemporâneas: o caso do espaço europeu de ensino superior

Popular education: democratic theories, citizenship and competitive market

A educação de adultos em Portugal (1974-2004): entre as lógicas da educação popular e da gestão de recursos humanos

Escolarizando para uma educação crítica: a reinvenção das escolas como organizações democráticas

Prefácio [a Associações de pais e encarregados de educação na escola pública]

Sociologia das organizações educativas: contributos para a formação pós-graduada em Administração Educacional

Adult education as social policy: reforming and post-reforming strategies in Portugal

A participação dos pais na governação democrática da escola

Administração escolar em Portugal: da revolução, da reforma e das decisões políticas pós-reformistas

Prefácio [Parcerias e poderes na organização escolar]

A administração do sistema educativo e das escolas (1986-1996)

Prefácio [a Cultura organizacional escolar: Representações dos prefessores numa escola portuguesa]

Construindo um objecto: para uma análise crítica da investigação portuguesa sobre a escola

Princípios gerais da direcção e gestão das escolas

Ordenamento jurídico da direcção e gestão das escolas

Produção Científica

Livros

Educação permanente e de jovens e adultos: crise e transformação

Introducción [a] “Estrategias europeas en el aprendizaje permanente: una introducción crítica”

Aprender para ganhar, conhecer para competir: sobre a subordinação da educação na “sociedade da aprendizagem”

Introducció [a] “Estratègies europees en l’ aprenentatge permanent: una introducció crítica”

European strategies in lifelong learning: a critical introduction

Apresentação [a] “Administração escolar : estudos”

A educação na república

Contexto organizacional, orientações e práticas de educação de adultos : os cursos EFA numa associação local

Contexto organizacional, orientações e práticas de educação de adultos: os cursos EFA numa associação local

[Prefácio a] “Educação ao longo da vida: entre a mão direita e a mão esquerda de Miró”

Condições e possibilidades de desenvolvimento de cursos EFA: um guia para a acção

Educação ao longo da vida: entre a mão direita e a mão esquerda de Miró

Introducción [en] “Propuestas de Paulo Freire para una renovación educativa”

Reformas da educação pública: democratização, modernização, neoliberalismo

[Prefácio a] Organização escolar e democracia radical : Paulo Freire e a governação democrática da escola pública

Nota introdutória [a] “Novas políticas de educação e formação de adultos : o contexto internacional e a situação portuguesa”

[Prefácio a] Organització Escolar I Democràcia Radical: Paulo Freire I el Govern Democràtic de l’ Escola Pública

Agência Nacional de Educação e Formação de Adultos: estudo para a construção de um modelo institucional

A Escola como organização e a participação na organização Escolar : um estudo da Escola Secundária em Portugal (1974-1988)

Construindo modelos de gestão escolar

[Prefácio a] Investigação e projectos de desenvolvimento em educação

Apresentação [a] “Reorganização do subsistema de educação de adultos”

Associações para o desenvolvimento no Alto Minho

O conselho de turma: um exercício de simulação

Introdução [a] “Ciência e sociedade: uma Introdução ao estudo das suas relações”

Introdução [a] “Inquérito às autarquias locais do distrito de Braga: uma perspectiva sócio-educacional”

Metodologia numa equipa de trabalho de campo : uma perspectiva educacional

Introdução [a] “Inquérito às associações do distrito de Braga”

Contributos

Orientações

Contributos

Comunicação Social