Instituto de Educação da Universidade do Minho

Telefone 253604603

Sobre

É licenciada em Psicologia pela Universidade do Porto e doutorada em Psicologia da Educação pela Universidade do Minho. Nesta Universidade, é Professora Auxiliar do Instituto de Educação, lecionando disciplinas de graduação e de pós-graduação.

É membro da Associação Nacional para o Estudo Intervenção na Sobredotação (ANEIS) e da Rede Internacional de Investigação, Intervenção e Avaliação em Altas Capacidades Intelectuais (REINEVA). Faz parte da Conselho Consultivo Científico-Pedagógico do Torrance Center Portugal, tendo desenvolvido e monitorizado pesquisa e formação nesse contexto. É, também,  membro do Conselho Científico e Editorial de algumas revistas.

O seu domínio de investigação é o da criatividade em contexto educativo, tendo pesquisado o conceito, assim como a sua avaliação e promoção. É autora e co-autora de várias escalas de avaliação relacionadas com criatividade e processos cognitivos criativos. Tem publicações a nível nacional e internacional e tem orientado teses de mestrado, de doutoramento e de pós-doutoramento sobre criatividade em Educação.

Contributos

Projetos de Investigação

Produção Científica

Artigo Científico - Nacional

Produção Científica

Artigo Científico – Internacional

Barreras para la creatividad personal en estudiantes universitarios españoles y portugueses

Criatividade e Ensino Superior em Portugal e no Brasil: o país, o género e a área de estudo diferenciam estudantes?

Clima criativo em sala de aula: Estudo exploratório com alunos do ensino básico

A universidade e a formação para indústrias criativas: estudo exploratório sobre como estudantes de Portugal e do Brasil pensam criatividade

Factores influyentes en excelencia creativa femenina: un estudio con mujeres brasileñas, portuguesas y españolas

A criatividade e o ensino superior: considerações para o presente e o futuro

Crenças acerca de Criatividade: mitos ou verdades? Apresentação de uma escala de avaliação

Representações cognitivas acerca das altas capacidades intelectuais: um estudo exploratório com universitários

Environmental and psychological factors that influence the creative excelllence of Brazilien and Portuguese women

Práticas criativas em sala de aula e a criatividade dos docentes: estudo exploratório no ensino básico

Desenvolvimento de competências criativas: um estudo com alunos angolanos do Ensino Primário.

La creatividad como proyecto en el contexto del museo: una mirada desde el desarrollo del potencial creativo en la infancia

Criatividade e motivação: um estudo exploratório em docentes

“I would be more creative if…”: are there perceived barriers to college students’ creative expression according to gender?

Future problem solving program international and creativity: Perceptions of adolescents

Escala clima para criatividade em sala de aula: evidência de validade fatorial no contexto português

The future problem solving program international: an intervention to promote creative skills in portuguese adolescents

Inventário de características psicológicas associadas ao desempenho académico: validação em alunos universitários

A criação e gestão de miniempresas na sala de aula: Opiniões dos alunos e professores participantes do programa Empreender na Escola

Teaching practices for creativity at university: a study in Portugal and Brazil

Perceções de eficácia sobre intervenção na resolução criativa de problemas: O programa Future Problem Solving International em Portugal

Intervention program on adolescent’s creativity representations and academic motivation

Educar adolescentes para a inovação e o futuro: o Future Problem Solving Program International (FPSPI) como cenário de intervenção

Perceptions of barriers to personal creativity: validation of an inventory involving high education students

FPSPI – Futur Problem Solving International: análise dos efeitos do programa em competências do pensamento criativo

Factorial structure analysis of the Torrance Test with Portuguese students

Pensando a criatividade: apontamentos sobre o percurso explicativo do conceito

Creatividad, inteligencia y rendimiento escolar: estudio de las relaciones recíprocas en una muestra de alumnos de 6º año de escolaridad

Produção Científica

Capítulos de Livro

Contributos

Projeto de Intervenção

Contributos

Orientações