Nos dias 3 e 4 de novembro, realizou-se na Universidade de Weingarten, na Alemanha, a segunda reunião transnacional do projeto TAME – Teacher Academy for Maker Education. A equipa da UMinho esteve representada pela sua coordenadora, a Investigadora CIEd Laurinda Leite.
Além de um ponto de situação sobre as atividades em curso, a reunião permitiu discutir as orientações europeias sobre o desenvolvimento de competências digitais, partilhar informação sobre a integração da educação maker nos currículos dos diversos países parceiros e discutir o framework para a formação de professores, futuros professores e estudantes, a iniciar no próximo ano.
O projeto TAME visa desenvolver materiais e formar professores para promover a educação maker nas escolas e é coordenado pela Tallinn University(Estónia) e tem como parceiros, além da Universidade do Minho (Portugal), a Aristotle University of Thessaloniki (Grécia), o European Lab for EducationalTechnology (Grécia), o Trinity College Dublin (Irlanda), a University of Education Weingarten (Alemanha), o Institute of Educational Policy (Grécia) e a Kadrina Secondary School (Estónia). A próxima reunião será na UMinho, previsivelmente em junho de 2026.
Decorreu, no dia 8 de janeiro, a Living Smart Schools Online Meeting#1 relativa ao projeto Living Smart Schools (LSS): Well-being and resilience of principals and teachers for an inclusive multicultural Education in Europe (Project: 101249336 — ERASMUS-EDU-2025-PEX-TEACH-ACA).
Ler MaisCoordenado pelos Investigadores CIEd Leonor L. Torres e José Augusto Pacheco, a obra reune contributos de investigadores seniores e de recém-doutores em Ciências da Educação.
Ler MaisA sessão decorreu no dia 13 de dezembro, na Sociedade Martins Sarmento, em Guimarães.
Ler MaisA Investigadora CIEd apresentou, no dia 13 de novembro, uma palestra subordinada ao tema "Desigualdade educativa e meritocracia: repensar o sucesso".
Ler Mais