A FCT anunciou o lançamento do programa “FCT Mobility”, destinado a apoiar a mobilidade internacional de investigadores/as. O programa financiará estadias de média e longa duração de investigadores/as doutorados/as nacionais em instituições estrangeiras e de investigadores/as doutorados/as estrangeiros em instituições nacionais, com vista à realização de atividades de investigação e/ou trabalho de campo. Prevê-se que sejam apoiadas, ao abrigo deste programa, pelos menos 185 mobilidades, a contratualizar até 31 de março de 2026. Os apoios concedidos incluem um valor para uma viagem e um valor mensal para a estadia, que varia de acordo com o país de destino.
Podem candidatar-se membros integrados em Unidades de I&D nacionais, que pretendam apoio financeiro para investigação científica em instituições estrangeiras ou para acolher investigadores afiliados a instituições estrangeiras, dado que o programa apresenta duas modalidades:
– FCT Mobility outgoing, que apoia a estadia dos/as investigadores/as nacionais em instituições estrangeiras, entre 2 a 11 meses consecutivos.
– FCT Mobility incoming, destinado a acolher em Portugal investigadores/as afiliados/as a instituições estrangeiras, para a realização de atividades científicas conjuntas. O período de mobilidade deverá ter a duração mínima de 1 mês (30 dias) e máxima de 3 meses, consecutivos.
A apresentação de candidaturas decorrerá em permanência de 7 de novembro de 2024 até às 17 horas do dia 31 de dezembro de 2025 (horário de Portugal Continental) ou até ser atingida a dotação máxima do programa.
Pode consultar mais informações através da página do concurso: https://www.fct.pt/concursos/concurso-fct-mobility
Decorreu, nos dias 29, 30 e 31 de janeiro de 2026, no Instituto de Educação da Universidade do Minho o XXV Congresso Internacional das Jornadas em Educação Histórica, subordinado ao tema “Educação Histórica em Tempos de Desassossego”.
Ler MaisDecorreu, no dia 8 de janeiro, a Living Smart Schools Online Meeting#1 relativa ao projeto Living Smart Schools (LSS): Well-being and resilience of principals and teachers for an inclusive multicultural Education in Europe (Project: 101249336 — ERASMUS-EDU-2025-PEX-TEACH-ACA).
Ler MaisCoordenado pelos Investigadores CIEd Leonor L. Torres e José Augusto Pacheco, a obra reune contributos de investigadores seniores e de recém-doutores em Ciências da Educação.
Ler MaisA sessão decorreu no dia 13 de dezembro, na Sociedade Martins Sarmento, em Guimarães.
Ler Mais