A FCT anunciou o lançamento do programa “FCT Mobility”, destinado a apoiar a mobilidade internacional de investigadores/as. O programa financiará estadias de média e longa duração de investigadores/as doutorados/as nacionais em instituições estrangeiras e de investigadores/as doutorados/as estrangeiros em instituições nacionais, com vista à realização de atividades de investigação e/ou trabalho de campo. Prevê-se que sejam apoiadas, ao abrigo deste programa, pelos menos 185 mobilidades, a contratualizar até 31 de março de 2026. Os apoios concedidos incluem um valor para uma viagem e um valor mensal para a estadia, que varia de acordo com o país de destino.
Podem candidatar-se membros integrados em Unidades de I&D nacionais, que pretendam apoio financeiro para investigação científica em instituições estrangeiras ou para acolher investigadores afiliados a instituições estrangeiras, dado que o programa apresenta duas modalidades:
– FCT Mobility outgoing, que apoia a estadia dos/as investigadores/as nacionais em instituições estrangeiras, entre 2 a 11 meses consecutivos.
– FCT Mobility incoming, destinado a acolher em Portugal investigadores/as afiliados/as a instituições estrangeiras, para a realização de atividades científicas conjuntas. O período de mobilidade deverá ter a duração mínima de 1 mês (30 dias) e máxima de 3 meses, consecutivos.
A apresentação de candidaturas decorrerá em permanência de 7 de novembro de 2024 até às 17 horas do dia 31 de dezembro de 2025 (horário de Portugal Continental) ou até ser atingida a dotação máxima do programa.
Pode consultar mais informações através da página do concurso: https://www.fct.pt/concursos/concurso-fct-mobility
Decorreu, no dia 8 de janeiro, a Living Smart Schools Online Meeting#1 relativa ao projeto Living Smart Schools (LSS): Well-being and resilience of principals and teachers for an inclusive multicultural Education in Europe (Project: 101249336 — ERASMUS-EDU-2025-PEX-TEACH-ACA).
Ler MaisCoordenado pelos Investigadores CIEd Leonor L. Torres e José Augusto Pacheco, a obra reune contributos de investigadores seniores e de recém-doutores em Ciências da Educação.
Ler MaisA sessão decorreu no dia 13 de dezembro, na Sociedade Martins Sarmento, em Guimarães.
Ler MaisA Investigadora CIEd apresentou, no dia 13 de novembro, uma palestra subordinada ao tema "Desigualdade educativa e meritocracia: repensar o sucesso".
Ler Mais