A FCT anunciou o lançamento do programa “FCT Mobility”, destinado a apoiar a mobilidade internacional de investigadores/as. O programa financiará estadias de média e longa duração de investigadores/as doutorados/as nacionais em instituições estrangeiras e de investigadores/as doutorados/as estrangeiros em instituições nacionais, com vista à realização de atividades de investigação e/ou trabalho de campo. Prevê-se que sejam apoiadas, ao abrigo deste programa, pelos menos 185 mobilidades, a contratualizar até 31 de março de 2026. Os apoios concedidos incluem um valor para uma viagem e um valor mensal para a estadia, que varia de acordo com o país de destino.
Podem candidatar-se membros integrados em Unidades de I&D nacionais, que pretendam apoio financeiro para investigação científica em instituições estrangeiras ou para acolher investigadores afiliados a instituições estrangeiras, dado que o programa apresenta duas modalidades:
– FCT Mobility outgoing, que apoia a estadia dos/as investigadores/as nacionais em instituições estrangeiras, entre 2 a 11 meses consecutivos.
– FCT Mobility incoming, destinado a acolher em Portugal investigadores/as afiliados/as a instituições estrangeiras, para a realização de atividades científicas conjuntas. O período de mobilidade deverá ter a duração mínima de 1 mês (30 dias) e máxima de 3 meses, consecutivos.
A apresentação de candidaturas decorrerá em permanência de 7 de novembro de 2024 até às 17 horas do dia 31 de dezembro de 2025 (horário de Portugal Continental) ou até ser atingida a dotação máxima do programa.
Pode consultar mais informações através da página do concurso: https://www.fct.pt/concursos/concurso-fct-mobility
Armando Ribeiro, estudante da Licenciatura em Educação, foi um dos vencedores, no painel das Ciências Sociais e Humanas, com o projeto “A influência da origem sociocultural nos recursos de carreira e na empregabilidade percebida dos estudantes universitários, sob orientação das Investigadoras CIEd Sílvia Monteiro, Leonor Torres e Sandra Santos.
Ler MaisO prazo para envio de resumos de artigos e posters a apresentar na Conferência está aberto até 31 de janeiro.
Ler MaisEsta ação de formação tinha como objetivo criar melhores condições para a promoção do desenvolvimento da literacia energética dos alunos.
Ler MaisEsta Conferência, realizada no âmbito do Projeto Greenlight foi proferida por Rita Sousa, Professora Auxiliar na Escola de Economia, Gestão e Ciência Política da Universidade do Minho, onde é também Vice-Presidente para a Sustentabilidade e Assuntos Pedagógicos.
Ler Mais