Decorreu, no passado dia 6 de dezembro, no Instituto de Educação, o 3.º Colóquio Desafios Curriculares e Pedagógicos na Formação Docente: Liberdade e Justiça Social, uma coorganização do CIEC – Centro de Investigação em Estudos da Criança e do Centro de Investigação em Educação (CIEd).
O evento contou com mais de 100 participantes inscritos, entre estudantes, investigadores e docentes da educação pré-escolar, dos ensinos básico, secundário e superior. Associou-se, por um lado, às comemorações dos 50 anos do 25 de Abril e da Universidade do Minho, e, por outro, constituiu um momento de tributo à obra de Jurjo Torres Santomé, da Universidade da Corunha, tendo sido lançado um livro em sua homenagem.
Sob o tema “Liberdade e Justiça Social”, o Colóquio procurou debater os avanços educacionais da democracia em Portugal no pós-25 de Abril, com um foco particular nas questões curriculares, pedagógicas e da formação docente. Os participantes tiveram a oportunidade de debater os desafios que se colocam à valorização e dignificação da profissão, à construção de políticas e práticas educativas e formativas que visibilizem as vozes dos professores e a sua autoridade epistemológica, de modo a responder e apoiar práticas mais inclusivas nas escolas, promotoras do sucesso educativo. Reafirmou-se a educação como profissão de futuro, essencial à construção de sociedades mais fortes, mais inclusivas e mais democráticas.
O colóquio foi organizado pelas investigadoras CIEC Maria Assunção Flores, Diana Pereira, Cláudia Pinheiro e Eva Lopes Fernandes e pelas Investigadoras CIEd Maria Alfredo Moreira e Lia Oliveira.
O Investigador CIEd apresentou, no dia 3 de setembro, uma comunicação intitulada "Conceções e perceções acerca de energia, fontes de energia e tecnologias associadas", da autoria de Luís Dourado, Laurinda Leite e Ana Sofia Afonso, no âmbito do Projeto Greenlight.
Ler MaisO evento decorreu no Instituto de Educação, em modalidade híbrida.
Ler MaisO Investigador Colaborador apresentou, no dia 28 de janeiro, uma comunicação intitulada “Prática pedagógica no ensino secundário em Angola: apontamentos de experiências com alunos de estágio pedagógico”.
Ler MaisA Investigadora apresentou, no dia 29 de agosto, uma comunicação intitulada “Teacher’s water literacy as a professional and social requirement: a study with prospective primary school teachers”, da autoria de Laurinda Leite, Luís Dourado e Sofia Morgado.
Ler Mais