Decorreu, no passado dia 6 de dezembro, no Instituto de Educação, o 3.º Colóquio Desafios Curriculares e Pedagógicos na Formação Docente: Liberdade e Justiça Social, uma coorganização do CIEC – Centro de Investigação em Estudos da Criança e do Centro de Investigação em Educação (CIEd).
O evento contou com mais de 100 participantes inscritos, entre estudantes, investigadores e docentes da educação pré-escolar, dos ensinos básico, secundário e superior. Associou-se, por um lado, às comemorações dos 50 anos do 25 de Abril e da Universidade do Minho, e, por outro, constituiu um momento de tributo à obra de Jurjo Torres Santomé, da Universidade da Corunha, tendo sido lançado um livro em sua homenagem.
Sob o tema “Liberdade e Justiça Social”, o Colóquio procurou debater os avanços educacionais da democracia em Portugal no pós-25 de Abril, com um foco particular nas questões curriculares, pedagógicas e da formação docente. Os participantes tiveram a oportunidade de debater os desafios que se colocam à valorização e dignificação da profissão, à construção de políticas e práticas educativas e formativas que visibilizem as vozes dos professores e a sua autoridade epistemológica, de modo a responder e apoiar práticas mais inclusivas nas escolas, promotoras do sucesso educativo. Reafirmou-se a educação como profissão de futuro, essencial à construção de sociedades mais fortes, mais inclusivas e mais democráticas.
O colóquio foi organizado pelas investigadoras CIEC Maria Assunção Flores, Diana Pereira, Cláudia Pinheiro e Eva Lopes Fernandes e pelas Investigadoras CIEd Maria Alfredo Moreira e Lia Oliveira.
A Investigadora participou, nos dias 10 e 11 de julho, como membro do Conselho Científico (Comité Científico) e como Perita (Experta)
Ler MaisFoi aprovado, na reunião da Comissão Diretiva de 16 de julho, o GReP - Democracia, Educação e Contextos Culturais (DECC) -, cuja coordenação estará a cargo das investigadoras Leonor Lima Torres e Joana Sousa.
Ler MaisA Investigadora CIEd proferiu, no dia 17 de julho, a Conferência "Educação Patrimonial: estudos e experiências promotoras de consciência patrimonial”, integrada numa Mesa Redonda
Ler MaisO evento contou com a participação de mais de 150 participantes de diversos países.
Ler Mais