Instituto de Educação da Universidade do Minho

Políticas, Governação e Administração da Educação-Educação 3D – Democracia, desigualdade e diferença

Coordenador UMinho

Martins, Fernanda

Sobre o Projeto

Como, o quê e porquê

O Projeto Educação 3D: Democracia, Desigualdade e Diferença em Educação estuda a questão central: como se organiza a escola para democratizar a educação? No campo da problematização sociológica e organizacional, o projeto questiona o papel da escola nas sociedades democráticas. De modo mais específico, tem por objetivo analisar as lógicas de constituição dos agrupamentos escolares, enquanto políticas e processos organizacionais, e seus impactos na democratização da educação. Envolve 15 investigadores e contempla uma abordagem metodológica desenvolvida em dois momentos: Momento 1 – uma abordagem extensiva, focada na análise de políticas educativas, tanto nacionais quanto internacionais, com ênfase nas dimensões racionalizadoras e democratizantes; Momento 2 – uma abordagem intensiva, por meio de estudos de caso múltiplos em agrupamentos escolares com perfis diversos, privilegiando três eixos de análise: processos de organização e gestão e participação democrática; acesso ao conhecimento e à cultura e percursos e transições escolares. Os contributos esperados desta investigação são: a análise de políticas educativas entre democratização e gerencialismo; a compreensão, mapeamento e tipologia de perfis de agrupamentos, a nível nacional, quanto ao processo de constituição; a compreensão e construção de perfis de agrupamentos, quanto aos processos organizacionais de democratização da educação (gestão e participação, conhecimento e percursos escolares).

Publicações e disseminação

Antunes, F., Barros R., Carvalho, M. J., Santos, A. L., Veloso, E., & Vilarinho, E. (2021). Políticas educacionais: gerencialismo e democratização da educação em Portugal (2007–2017). Revista Brasileira de Educação, 26, 1-26. https://doi.org/10.1590/S1413-24782021260034

Lima, L. C., Sá, V., & Torres, L. L. (Orgs.). (2020). Diretores escolares em ação. Fundação Manuel Leão.

Afonso, A. J., & Torres, L. L. (2020). Accountability múltipla, gerencialismo e identidade do diretor da escola pública portuguesa. In J. A. Pacheco & J. Sousa (Orgs.), Avaliação institucional e Inspeção: Perspetivas teórico-conceptuais (pp. 121-140). Porto Editora.

Lima, L. C., & Torres, L. L. (2020). Políticas, dinâmicas e perfis dos agrupamentos de escolas em Portugal. Análise Social, LV (4.º), 237, 748-774. https://doi.org/10.31447/as00032573.2020237.03

Martins, F.; Gomes, C., & Macedo, A. P. (2020). Um estudo exploratório sobre dimensões sociais e culturais dos agrupamentos de escolas em Portugal. XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação Liberdade, Equidade e Emancipação. Universidade do Porto. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. 10 a 12 de setembro.

Sá, V., & Silva, G. (2021). Política, gestão e democracia no governo das escolas: o caso de um agrupamento escolar no norte de Portugal. Cadernos de Pesquisa, 28 (1), 116-147. https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n1p116-142