EKT – Improving Educational innovation, competitiveness and quality of higher education throught collaboration between University and Companies (Educational Knowledge Transfer)

Coordenador UMinho

Carvalho, José António Brandão

Quem apoia

Entidade Financiadora

ERASMUS +

Sobre o Projeto

Como, o quê e porquê

O objectivo do projecto é promover a excelência na formação inicial de professores, fornecendo apoio metodológico e tecnológico aos estágios de estudantes de ensino na escola. Os resultados do EKT contribuem efectivamente para a melhoria das práticas nos estágios, que são um elemento-chave da ITE, e assim para uma melhor preparação dos futuros professores.

O projecto desenvolve abordagens novas, inovadoras e multidisciplinares ao ensino e à aprendizagem, bem como a cooperação universidade-empresa no desenvolvimento de tecnologia de e-learning para estágios na escola, com base numa estratégia abrangente adaptada às necessidades das principais partes interessadas, ou seja, os estudantes-professores, os seus mentores escolares e os mentores académicos.

Através da colaboração entre universidades e empresas de e-learning e da criação conjunta de serviços baseados no conhecimento científico, as empresas poderão prestar melhores serviços às instituições de ensino e aos profissionais no futuro.

O projetoEKT aborda uma questão tecnológica ainda não resolvida: a necessária interoperabilidade de uma vasta gama de aplicações e serviços de aprendizagem electrónica. Atualmente, estas ferramentas disponíveis oferecem soluções parciais e fragmentadas, com dificuldades significativas de comunicação entre elas. A EKT desenvolveu um sistema flexível, inteligente, versátil e interoperável que combina diferentes tecnologias num mesmo ambiente.

(https://ektproject.eu/pt/home-portugues/)

A Nossa Equipa