Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Universidade Aberta
O estímulo ao emprego representa uma preocupação política de vários países e organizações, constituindo um dos objetivos da agenda das Nações Unidas para o desenvolvimento sustentável em 2030: “promover o crescimento económico inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos”. As mudanças no mercado de trabalho ocorridas nos últimos anos, agora agravadas pela crise pandémica do coronavírus, tornam as perspetivas de emprego menos definidas e previsíveis ao longo do tempo, enquanto as transições entre empregos tendem a ser mais frequentes e difíceis. Tais circunstâncias implicam um envolvimento ativo dos indivíduos na carreira a fim de subsistirem num mercado de trabalho caracterizado por alta instabilidade, flexibilidade, incerteza e insegurança. Os graduados são assim desafiados a tornar-se agentes ativos da sua carreira desde cedo, de modo a poderem explorar – o eu e o ambiente -, desenvolver – as competências necessárias -, e preparar – a transição universidade-trabalho e outras transições possíveis. Por outro lado, e apesar da evidente preocupação das instituições de ensino superior com a empregabilidade, as iniciativas nesta área têm sido ainda muito focadas em estratégias instrumentais e esporádicas e, quando disponíveis, apenas uma minoria dos estudantes procura esse tipo de serviços, frequentemente devido à prevalência do estigma, preferência pelo anonimato, dificuldade em compatibilizar horários ou distâncias físicas ou custos financeiros. Tal cenário não atende à necessidade de intervenções abrangentes e acessíveis às pessoas, independentemente da sua situação económica, social, cultural, educacional ou pessoal, enfatizada pela comunidade científica e política a fim de promover a empregabilidade.
A intervenção na carreira à distância, com recurso às novas tecnologias, surge como uma oportunidade para enfrentar alguns destes desafios. Dada a sua flexibilidade no tempo e espaço de aprendizagem, este tipo de programas pode contribuir para o envolvimento dos estudantes, principalmente entre públicos não tradicionais, incluindo trabalhadores, minorias culturais ou estudantes mais velhos. Apesar do reconhecimento geral do uso de tecnologias para intervenções na carreira, a eficácia de tais ações representa uma questão em aberto no domínio científico, particularmente entre grupos específicos.
Tomando este panorama social, político e científico, os objetivos gerais do projeto R4C são: (i) desenvolver conhecimento sobre os recursos da carreira de estudantes com diferentes características individuais e socioculturais. Embora seja reconhecido que os processos de adaptação variam, verifica-se ainda alguma incerteza acerca das circunstâncias contextuais que influenciam tais processos. Este estudo contribuirá para a compreensão das especificidades da Teoria de Construção de Carreira e para a validação do Modelo de Recursos de Carreira, a partir da análise da variação de recursos de carreira de diferentes públicos, atendendo a diversos antecedentes individuais e contextuais.
Isto irá informar a segunda parte do projeto que consiste em:
(ii) desenvolver e avaliar um programa de intervenção de carreira baseado em e-learning, adaptado às características dos participantes. Os estudos empíricos nesta área são escassos, havendo necessidade de maior avaliação e disseminação de programas de carreira, que informem sobre o tipo de intervenção mais eficaz com diferentes grupos. A contribuição esperada deste projeto é: (i) desenvolvimento de evidência empírica da contribuição da Teoria de Recursos de Carreira para a área de empregabilidade; (ii) desenvolvimento de conhecimento sobre os recursos da carreira dos estudantes, de acordo com diferentes circunstâncias pessoais e contextuais; (iii) desenvolvimento de um programa de intervenção baseado em e-learning para a promoção de recursos de carreira com estudantes do ensino superior, adequado às necessidades identificadas; (iv) desenvolvimento de conhecimento sobre o impacto desta intervenção com estudantes do ensino superior, com características individuais e contextuais diversas, aumentando as práticas baseadas em evidências nesta área. Esta contribuição é social e cientificamente relevante dada a sua importância para académicos, profissionais e decisores políticos, no sentido de avaliar que tipo de programas permitem promover a empregabilidade de formas eficientes e eficazes, mas também para mitigar as desigualdades sociais. Esta proposta integra distintas áreas do conhecimento – educação, educação à distância, psicologia e sociologia – representadas por investigadores selecionados pela sua experiência desenvolvida em projetos anteriores, relacionados com empregabilidade no ensino superior, desenvolvimento de carreira e desenvolvimento de carreira com grupos vulneráveis, equidade social, e-learning e permanência de estudantes no ensino superior.
Assistente de Investigação Instituto de Educação
Professora Associada com Agregação Universidade Aberta
Professor associado Instituto de Educação
Estudante de Doutoramento Instituto de Educação
Professora associada com agregação Instituto de Educação
Investigadora doutorada de nível inicial Instituto de Educação
Investigadora auxiliar Instituto de Educação