O projeto Living Smart Schools realizou o seu Kick-off Meeting, reunindo, ao longo de dois dias, todos os parceiros do consórcio europeu para um momento central de reflexão, alinhamento e construção coletiva.
O projeto é coordenado pelo Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho (CIEd-UMinho), sob a coordenação científica da investigadora Leonor L. Torres, assumindo uma abordagem que articula investigação, formação e práticas em contexto escolar, em linha com as prioridades estratégicas do CIEd.
Este primeiro encontro marcou o arranque formal do projeto e constituiu um espaço privilegiado de diálogo e de convívio, permitindo discutir os Work Packages, clarificar responsabilidades e analisar os diferentes contextos educativos nacionais a partir de uma perspetiva crítica e comparada.
O consórcio envolve instituições de ensino superior, agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas e entidades de inovação e cidadania de vários países europeus, incluindo Portugal, Espanha, Irlanda e Croácia, assegurando uma abordagem plural, interdisciplinar e multinível aos desafios educativos contemporâneos.
As sessões de trabalho deram especial atenção às dinâmicas de gestão e liderança escolar, bem-estar, inclusão e inovação, entendidas enquanto processos sociais profundamente ligados às questões da diversidade, da democratização da escola e da justiça educativa. O Kick-off destacou ainda a importância de abordagens participativas, da construção de comunidades de prática e da valorização do conhecimento produzido em contexto.
Seguimos agora com um roteiro comum e uma forte ambição coletiva de contribuir para a construção de escolas mais justas, inclusivas e socialmente relevantes em contexto europeu.

Funded by the European Union. Views and opinions expressed are however those of the author(s) only and do not necessarily reflect those of the European Union or the European Education and Culture Executive Agency (EACEA). Neither the European Union nor EACEA can be held responsible for them.
Maria José da Silva Fernandes, da Universidade Estadual Paulista, está a frequentar o Programa de Pós-Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Organização e Administração Escolar.
Ler MaisDecorreu, nos dias 29, 30 e 31 de janeiro de 2026, no Instituto de Educação da Universidade do Minho o XXV Congresso Internacional das Jornadas em Educação Histórica, subordinado ao tema “Educação Histórica em Tempos de Desassossego”.
Ler MaisDecorreu, no dia 8 de janeiro, a Living Smart Schools Online Meeting#1 relativa ao projeto Living Smart Schools (LSS): Well-being and resilience of principals and teachers for an inclusive multicultural Education in Europe (Project: 101249336 — ERASMUS-EDU-2025-PEX-TEACH-ACA).
Ler MaisCoordenado pelos Investigadores CIEd Leonor L. Torres e José Augusto Pacheco, a obra reune contributos de investigadores seniores e de recém-doutores em Ciências da Educação.
Ler Mais