Website em Atualização

Instituto de Educação da Universidade do Minho

Telefone 253601353

Sobre

Doutorada em Estudos da Criança pela Universidade do Minho, é docente do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Ensino e Supervisão.
A sua investigação centra-se na Educação Histórica, em especial com a compreensão dos alunos sobre a evidência histórica e o tempo histórico, e com a Educação para a Cidadania. Publicou numerosos artigos, capítulos de livros e comunicações relacionados com o ensino da História para crianças.

É Membro da equipa que realizou o estudo “Aprender fora vem” para a História publicado online pelo Ministério da Educação (DGIC, 2010), da Associação CiCe (Children’s Identity & Citizenship in Europe – CICE), da History Educational International Research Network (HEIRNET), da The Historical Association, bem como da Associação de Professores de História (APH).

Produção Científica

Artigo Científico – Internacional

Ensenar a través de videojueogos? Percepciones de futuros docentes españoles y portugueses sobre su uso en la enseñanza de la história

Palavras que dão sentido à História – ideias de estudantes em finais de ciclo da escolaridade obrigatória e do Mestrado em Ensino de História

Combinación de tecnologías digitales y metodologías activas para el aprendizaje histórico

Perspectiva histórica y emocionalidad en la formación del profesorado de Historia portugués y español

A compreensão do tempo histórico: um estudo com alunos portugueses do 6º ano sobre os conceitos de cronologia e mudança

Formação de professores de Geografia e História em Portugal: uma década de investigação-ação pós Bolonha

Children’s understanding of time: A study in a primary history classroom

O conceito “escravidão” nos manuais didáticos de história: diálogos, itinerários e narrativas em Brasil e Portugal

Los manuales escolares de historia en España y Portugal: reflexiones sobre su uso en educación primaria y secundaria

O desenvolvimento da compreensão do tempo e do tempo histórico nas crianças: um estudo de caso com alunos portugueses de primária (1.º CEB)

Potencialidades didáticas do uso de lendas no ensino da história: um estudo com alunos portugueses do 2.º ano do ensino básico

O conceito de mudança em História: conceções de alunos do 1.º CEB a partir do uso de fontes visuais e objetuais

A banda desenhada histórica como um recurso pedagógico no ensino da história

Uso do Google Maps e Geocaching para aprender história: um estudo com alunos do 1° e 2° ciclo do ensino básico

A história nos manuais escolares do ensino primário em Portugal: representações sociais e a construção de identidade(s)

As competências específicas no ensino da História: a dimensão da temporalidade para a compreensão histórica

Investigação sobre a transversalidade social, disciplinar e geográfica de um modelo de ensino-aprendizagem da história através de fontes objetuais e criação de museus de aula

The potentialities of using historical fiction and legends in History teaching: a study with primary Portuguese students

O manual escolar no ensino primário em Portugal: perspetiva histórica e análise do ensino da História através deste recurso didático

A consciência histórica e a significância histórica em alunos portugueses : um estudo de caso longitudinal com alunos portugueses

A consciência histórica e a significância histórica em alunos portugueses: um estudo de caso longitudinal com alunos portugueses

Produção Científica

Capítulos de Livro

A utilização de tecnologias digitais e metodologias ativas para a aprendizagem histórica: um caminho possível para a inovação pedagógica na aula de História

“O Convento de Cristo em Tomar convida-te a visitá-lo”: a significância atribuída ao património manuelino por alunos do ensino secundário (Portugal)

A História local na construção do conhecimento histórico e na compreensão da Mudança Histórica dos estudantes: a Reforma e a Contrarreforma em Braga (Portugal)

La enseñanza de la Historia a través de las competencias: la necesidadde un verdadero cambio en la metodología para lograr la transferencia de los conocimientos

A empatia histórica para compreender o passado: um estudo com professores e alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico da zona Centro de Portugal

A utilização de tecnologias digitais e metodologias ativas para a aprendizagem histórica: um caminho possível para a inovação pedagógica na aula de História

La enseñanza de la Historia a través de las competencias: la necesidadde un verdadero cambio en la metodología para lograr la transferencia de los conocimientos

As Ciências Sociais e o ensino da História em Portugal: perspetiva e desafios atuais

O desenvolvimento da consciência histórica na Era Digital: um estudo com alunos de 1º e 2º ciclos do Ensino Básico

(Re) desenhando ambientes de aprendizagem histórica: uma proposta de inovação tecnológica e metodológica para os 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico

Different ways to relate with the ‘other’: Prospective teachers ideas about teaching history to refugee youth, a comparative study

Temas controversos da História e políticas educativas em Portugal: a inter-culturalidade e a integração do “outro” nos documentos oficiais e nos manuais escolares

O desenvolvimento da competência temporal: Um estudo com alunos portugueses do 2.º ciclo do ensino básico

O potencial didáctico da genealogia para a construção da identidade e desenvolvimento da compreensão histórica dos alunos de 1.º e 2.º ciclo de ensino básico

O desenvolvimento da compreensão histórica através de uma abordagem de aprendizagem cooperativa: um projeto com alunos portugueses do 3.º ano do Ensino Básico

Educação histórica e educação patrimonial: desafios da investigação em Portugal

A compreensão do tempo para o desenvolvimento do pensamento histórico: um estudo com alunos portugueses do 1º ciclo do Ensino Básico

Portugal and Brazil: How much of ‘Our’ past is ‘Theirs’ too?

O ensino de história a crianças: perspetivas de formação e investigação em educação histórica na Universidade do Minho (Portugal)

O património histórico como rercurso pedagógico para a construção do conhecimento histórico

Azulejaria Portuguesa e a Valorização do Património: Interpretação de Fontes Patrimoniais Iconográficas por Alunos do 1º ciclo do Ensino Básico

Introdução [a] “Educação Patrimonial: Contributos para a construção de uma consciência patrimonial”

A Peritagem e avaliação de obras de Arte: Estratégias para a sua integração na educação estética

Educação histórica e educação patrimonial – Novos desafios

A cartografia portuguesa na representação do espaço na Idade Moderna: Sua interpretação por alunos do ensino secundário

Contributos

Edição CIEd

Contributos

Projeto de Intervenção

Contributos

Orientações

Contributos

Estágio Científico Avançado