Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
O projeto de investigação Mecanismos de Mudança nas Escolas e na Inspeção é um estudo sobre o 3º ciclo de Avaliação Externa de Escolas do ensino não superior, em Portugal (MAEE) surge com a implementação do 3º ciclo de Avaliação Externa de Escolas (AEE) do ensino não superior (2017-2021) em Portugal, no contexto da Lei n.º 31/2002 de 20 de dezembro. Enquanto objeto de estudo, pretende-se analisar o 3º ciclo de AEE:
i) explorando os mecanismos de mudança decorrentes da sua implementação, que se traduzem em impactos relacionados com as dimensões curricular, pedagógica e organizacional das escolas;
ii) os mecanismos de mudança que criam efeitos na IGEC, num quadro de políticas nacionais e transnacionais.
O projeto de investigação MAEE surge na continuidade de um projeto nacional sobre a Avaliação Externa de Escolas no Ensino Não Superior (AEEENS), financiado pela FCT (PTDC/CPE-CED/116674/2010) e implementado entre 2012 e 2015, cujos resultados apontam para um impacto moderado da AEE nas escolas em Portugal, através de efeitos de legitimação e procedimental, especialmente ligados à autoavaliação e à avaliação externa de aprendizagens.
O projeto MAEE pretende atualizar e ampliar o estudo anterior (AEEENS), permitindo um maior foco de estudo nos mecanismos de mudança das práticas nas dimensões curriculares, pedagógica e organizacional das escolas e da Inspeção escolar, após a implementação do 3º ciclo de AEE. A amplitude do projeto MAEE é social e academicamente relevante, sobretudo por considerar a perspetiva privilegiada da Inspeção escolar, e dos stakeholders essenciais às escolas, num contexto de um novo ciclo de AEE, relacionando a Inspeção escolar e a AEE. O estudo de investigação segue as recomendações do Conselho Nacional de Educação (CNE) em Portugal e de agências internacionais.
O projeto de investigação é pertinente ao nível conceptual e metodológico, enquadrando-se no impacto e efeitos das políticas nacionais e transnacionais, nomeadamente nas políticas educativas europeias, sublinhando-se a sua relevância e pertinência social, dado que não existem estudos nacionais sobre o papel da Inspeção escolar na AEE.
Além disso, o projeto é relevante porque, centrando-se no 3º ciclo da AEE, permitirá fornecer dados de investigação com vista à melhoria dos processos de decisão política.
(https://projetomaee.com/)
Professor associado aposentado Instituto de Educação
Professora Associada com Agregação Universidade Aberta
Estudante de Doutoramento Instituto de Educação
Investigadora doutorada de nível inicial Instituto de Educação
Professor catedrático Instituto de Educação
Professor associado aposentado Instituto de Educação
Professora associada com agregação Instituto de Educação