Website em Atualização

Instituto de Educação da Universidade do Minho

Telefone 253604240

Contributos

Projetos de Investigação

Produção Científica

Artigo Científico - Nacional

Produção Científica

Artigo Científico – Internacional

Avaliação externa das escolas, regulação por pares, trabalho colaborativo e qualidade educativa: qual a relação?

Transformações educativas em tempos de pandemia: do confinamento social ao isolamento curricular

Conhecimento e aprendizagem na educação superior: desafios curriculares e pedagógicos no século XXI

Gestão curricular baseada em resultados e standards e seus efeitos na avaliação institucional

Avaliação Externa das escolas: lógicas políticas de avaliação institucional

Avaliação das aprendizagens no contexto de políticas curriculares de accountability

O conhecimento escolar em tempos de uma pluralidade de saberes e novas formas de aprendizagem

Currículo e formação docente: questões em análise

Políticas de inclusão escolar no Brasil e em Portugal: desafios para a justiça curricular

O (pós) crítico na desconstrução curricular

Currículo e inclusão escolar: (in)variantes educacionais e curriculares

Currículo e autonomia na escola portuguesa: uma análise crítica da centralização nos ensinos básico e secundário

Currículo, tecnologias e inovação : para uma discussão da aprendizagem em contextos educacionais

Produção académica sobre docência : uma análise centrada num olhar da avaliação externa de escolas

Estudos curriculares: desafios teóricos e metodológicos

Produção académica sobre docência: uma análise centrada num olhar da avaliação externa de escolas

Policies of accountability in Portugal

Curriculum studies: what is the field today?

Currículo e gestão curricular: uma reflexão inicial

Currículo e gestão escolar no contexto das políticas educacionais

Noção de tempo curricular: abordagem histórica das mudanças curriculares para a compreensão das políticas de ensino

Currículo: entre teorias e métodos

As políticas de formação de pesquisadores: análise comparativa (Portugal-Brasil) em contextos de programas de pós-graduação

Produção Científica

Capítulos de Livro

Modelo do 3.º ciclo da avaliação externa das escolas

Resultados globais do projeto de investigação

Perceções de atores políticos, inspetivos e avaliativos (inspetores e peritos externos) sobre a avaliação externa das escolas como política, procedimento e experiência

Currículo: Mudanças transformadoras em tempos de (pós) pandemia.

Para uma teoria curricular de formação de professores

Para uma análise crítica das políticas curriculares no contexto global e no sistema educativo português

Introdução [a “Currículo, inovação e flexibilização”]

Para uma mudança acontecimental

Políticas de inclusão escolar e decisões curriculares: justiça curricular na escolarização de alunos com deficiência

Ser professor em contextos de regulação transnacional: para uma atitude cosmopolita docente

Formação (inicial e contínua) de professores em contexto de globalização

Para uma teoria curricular de mercado

Políticas curriculares no período pós-LBSE (1986-2017): ciclos de mudança na educação pré-escolar e nos ensino básico e secundário

Teorias Curriculares: Entre o Estado e o Sujeito

Impacto de políticas transnacionais na escola, na formação de professores e no trabalho docente

Avaliação externa: para a referencialização de um quadro teórico sobre o impacto e os efeitos nas escolas do ensino não superior

Curriculum research in Portugal: emergence, research and Europeanisation

Do normativo à narratividade curricular: para uma análise da intervenção do diretor de turma no quadro da avaliação institucional

A ressignificação do currículo em contextos de globalização

Globalization and educational identities

Globalization, curriculum and assessment

Produção Científica

Livros

Contributos

Projeto de Intervenção

Contributos

Orientações

A construção curricular do “Aprender a Estudar” – Um estudo com alunos e professores do Curso Básico do Ensino Artístico Especializado de Música

Curriculum and digital technologies. A case study in an ecuadorian higher education institution

Impactos da internacionalização curricular na Educação Superior sobre os currículos da Educação Básica: Cenários Ibero-americanos

Estudo Comparativo sobre a concepção curricular de Língua e Literatura no exame nacional do ensino médio (Brasil) e no exame final nacional do ensino secundário (Portugal)

O estudo do currículo voltado à gerontologia em instituições de Portugal e do Brasil, com foco nas tecnologias digitais

Currículo e Didática: aproximações, interesses e problemáticas no campo do ensino em Portugal e no Brasil

Ensino médio com educação profissional: contexto curricular, concepções pedagógicas e práticas no Brasil e em Portugal

O novo ensino médio brasileiro: pontos e contrapontos

Vetores de mudança no ensino superior. Um estudo sobre gestão e liderança curriculares

A construção curricular do “Aprender a Estudar” – Um estudo com alunos e professores do Curso Básico do Ensino Artístico Especializado de Música

Referenciais de avaliação institucional de escolas na era da globalização e políticas de accountability: Um estudo sobre a realidade portuguesa e brasileira

Avaliação Externa e Melhoria Curricular da Escola: O foco na colaboração docente

Envolvimento académico dos estudantes universitários. Um estudo sobre fatores de sucesso e insucesso no contexto curricular de Angola do ensino superior

Avaliação externa e Autoavaliação de escolas públicas e privadas: impacto e efeitos

Processos e práticas de avaliação docente: um estudo de caso no contexto do ensino superior em Angola

Impacto dos Programas de Educação para a Cooperação em situação de Emergência. Um estudo de caso em Portugal.

Contributos

Estágio Científico Avançado

Contributos

Comunicação Social