Website em Atualização

Instituto de Educação da Universidade do Minho

Telefone 253604660

Sobre

Docente e investigadora no Departamento de Ciências Sociais da Educação da Universidade do Minho, desde 1991. Doutora em Educação, na área de conhecimento em Organização e Administração Escolar, tem desenvolvido vários trabalhos de investigação no domínio da sociologia das organizações educativas, privilegiando as problemáticas da cultura organizacional escolar, processos de liderança e construção da excelência académica.Tem diversos trabalhos publicados, no país e no estrangeiro.

Desempenhou os cargos de Vice-Presidente do Instituto de Educação e de Presidente do Conselho Pedagógico do mesmo Instituto entre 2013 e 2017. Coordenou o projeto Entre Mais e Melhor escola :A excelência académica na escola pública (PTDC/IVC-PEC/4942/2012), financiado pela FCT no âmbito do Concurso de Projectos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico – Ciências Sociais e Humanidades – 2012.

Contributos

Projetos de Investigação

Produção Científica

Artigo Científico - Nacional

Percursos escolares e participação social dos jovens: As origens de classe ainda são relevantes?

A excelência académica entorpecida

A agenda e o discurso da qualidade em educação: os limites da participação democrática nas escolas do Brasil e de Portugal

Políticas, dinâmicas e perfis dos agrupamentos de escolas em Portugal

A celebração da excelência na escola pública. Reforço ou entrave à democratização da educação?

A sociologia da educação em Portugal: perspetivas de futuro

Performatividade e distinções escolares no contexto da escola pública: tendências internacionais e especificidades do contexto português

Entre mais e melhor escola: a excelência académica na escola pública portuguesa

As dissertações em sociologia da educação: temas, metodologias, impasses

Cultura, liderança e resultados escolares: uma abordagem a partir das representações dos alunos do ensino secundário

Liderança singular na escola plural: as culturas da escola perante o processo de avaliação externa

Rumo à excelência escolar : imposição política, opção organizacional ou efeito cultural?

Liderança singular na escola democrática : ameaças e contradições

A construção da autonomia num contexto de dependências : limitações e possibilidades nos processos de (in)decisão na escola pública

Leadership styles and democratic school

Cultura, formação e aprendizagens em contextos organizacionais

O associativismo estudantil numa escola secundária : estruturas, práticas e paradoxos

Produção Científica

Artigo Científico – Internacional

Produção Científica

Capítulos de Livro

Tempos e Contratempos no Desenvolvimento da Escola Democrática

Formação e aprendizagem em administração educacional: Seis apontamentos reflexivos

Organização escolar e democracia: A temporalidade nos processos de consolidação democrática

Introdução: diretor, direção, equipa de direção e outras ambiguidades

Concentração de poderes, autonomia operacional, erosão democrática

Uma “direção” entre margens: Escola do Vale

Accountability múltipla, gerencialismo e identidade do diretor da escola pública portuguesa

A narrativa da excelência na escola e no trabalho: Ilusões e paradoxos da cultura meritocrática

Relações entre cultura organizacional e trabalho docente no Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Da distinção à transição: percursos e percalços de alunos de excelência no ensino superior

A excelência académica como objeto de estudo: da descoberta de um percurso e de uma chegada

A excelência como objeto de estudo: impasses e desafios de uma metodologia pluriescalar

A Excelência académica na escola pública portuguesa: Tendências e especificidades

Cultura organizacional de escola, liderança e produção de resultados

L’expansion de la culture méritocratique et la formation des élites dans l´école publique portugaise

Configurações da distinção escolar nos planos nacional e internacional

Trabalho social e configurações burocráticas : sedimentos culturais e apropriações gerencialistas

As investigações que se fazem… Rotas de pesquisa e tendências dominantes

Apresentação [a] “Metodologia da Investigação em Ciências Sociais da Educação”

Apresentação [a] “Entre mais e melhor escola em democracia: inclusão e excelência no sistema educativo português”

Le directeur: modèle de gestion et de leadership dans l’école publique portugaise

Projectos de formação e perfil de competências no campo dos recursos humanos

Educação e trabalho: lógicas de formação e perfil de competências no campo dos recursos humanos

Produção Científica

Livros

Contributos

Edição CIEd

Contributos

Projeto de Intervenção

Contributos

Orientações

Contributos

Estágio Científico Avançado