Instituto de Educação da Universidade do Minho

Telefone 253604660

Sobre

Docente e investigadora no Departamento de Ciências Sociais da Educação da Universidade do Minho, desde 1991. Doutora em Educação, na área de conhecimento em Organização e Administração Escolar, tem desenvolvido vários trabalhos de investigação no domínio da sociologia das organizações educativas, privilegiando as problemáticas da cultura organizacional escolar, processos de liderança e construção da excelência académica.Tem diversos trabalhos publicados, no país e no estrangeiro.

Desempenhou os cargos de Vice-Presidente do Instituto de Educação e de Presidente do Conselho Pedagógico do mesmo Instituto entre 2013 e 2017. Coordenou o projeto Entre Mais e Melhor escola :A excelência académica na escola pública (PTDC/IVC-PEC/4942/2012), financiado pela FCT no âmbito do Concurso de Projectos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico – Ciências Sociais e Humanidades – 2012.

Contributos

Projetos de Investigação

Produção Científica

Artigo Científico - Nacional

Democratização e inclusão escolar: espaços e contextos de participação dos estudantes nas organizações escolares em Portugal

Percursos escolares e participação social dos jovens: As origens de classe ainda são relevantes?

A excelência académica entorpecida

A agenda e o discurso da qualidade em educação: os limites da participação democrática nas escolas do Brasil e de Portugal

Políticas, dinâmicas e perfis dos agrupamentos de escolas em Portugal

A celebração da excelência na escola pública. Reforço ou entrave à democratização da educação?

A sociologia da educação em Portugal: perspetivas de futuro

Performatividade e distinções escolares no contexto da escola pública: tendências internacionais e especificidades do contexto português

Entre mais e melhor escola: a excelência académica na escola pública portuguesa

As dissertações em sociologia da educação: temas, metodologias, impasses

Cultura, liderança e resultados escolares: uma abordagem a partir das representações dos alunos do ensino secundário

Liderança singular na escola plural: as culturas da escola perante o processo de avaliação externa

Rumo à excelência escolar : imposição política, opção organizacional ou efeito cultural?

Liderança singular na escola democrática : ameaças e contradições

A construção da autonomia num contexto de dependências : limitações e possibilidades nos processos de (in)decisão na escola pública

Leadership styles and democratic school

Cultura, formação e aprendizagens em contextos organizacionais

O associativismo estudantil numa escola secundária : estruturas, práticas e paradoxos

Produção Científica

Artigo Científico – Internacional

Ensino Superior e Democratização: análise exploratória dos percursos e recursos de carreira dos estudantes

Determinants of higher education graduates’ employability: a scoping review

Aventuras e desventuras de professores durante a pandemia em Portugal

Exames nacionais: efeitos sobre escolas, alunos e famílias

A gestão escolar à prova de turbulências: Rumos e desafios no contexto educativo português

Democratisation and educational inclusion during lockdown times: Perceptions of Portuguese teachers

School organizational culture and leadership: theoretical trends and new analytical proposals

L’art de bien confiner: les routines d’accompagnement scolaire des familles portugaises en temps de pandémie

The distinction of excellent students in the Portuguese state school as a strategy of educational marketing accountability

Marketing accountability e excelência na escola pública portuguesa: A construção da imagem social da escola através da performatividade académica

The meritocratic ideal in education systems: the mechanisms of academic distinction in the international context

Enseigner, chercher, intervenir: Explorer les horizons possibles de la sociologie de l’éducation au Portugal

Culturas de escola e celebração da excelência: cartografia das distinções em Portugal

Research into educational management in Portugal: themes, focus and methodologies

Perfil de liderança do diretor de escola em Portugal: modos de atuação e estratégias de regulação da cultura organizacional

A excelência escolar na escola pública portuguesa : actores, experiências e transições

A excelência escolar na escola pública portuguesa: actores, experiências e transições

Produção Científica

Capítulos de Livro

Tempos e Contratempos no Desenvolvimento da Escola Democrática

Formação e aprendizagem em administração educacional: Seis apontamentos reflexivos

Organização escolar e democracia: A temporalidade nos processos de consolidação democrática

Introdução: diretor, direção, equipa de direção e outras ambiguidades

Concentração de poderes, autonomia operacional, erosão democrática

Uma “direção” entre margens: Escola do Vale

Accountability múltipla, gerencialismo e identidade do diretor da escola pública portuguesa

A narrativa da excelência na escola e no trabalho: Ilusões e paradoxos da cultura meritocrática

Relações entre cultura organizacional e trabalho docente no Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Da distinção à transição: percursos e percalços de alunos de excelência no ensino superior

A excelência académica como objeto de estudo: da descoberta de um percurso e de uma chegada

A excelência como objeto de estudo: impasses e desafios de uma metodologia pluriescalar

A Excelência académica na escola pública portuguesa: Tendências e especificidades

Cultura organizacional de escola, liderança e produção de resultados

L’expansion de la culture méritocratique et la formation des élites dans l´école publique portugaise

Configurações da distinção escolar nos planos nacional e internacional

Trabalho social e configurações burocráticas : sedimentos culturais e apropriações gerencialistas

As investigações que se fazem… Rotas de pesquisa e tendências dominantes

Apresentação [a] “Metodologia da Investigação em Ciências Sociais da Educação”

Apresentação [a] “Entre mais e melhor escola em democracia: inclusão e excelência no sistema educativo português”

Le directeur: modèle de gestion et de leadership dans l’école publique portugaise

Projectos de formação e perfil de competências no campo dos recursos humanos

Educação e trabalho: lógicas de formação e perfil de competências no campo dos recursos humanos

Produção Científica

Livros

Contributos

Edição CIEd

Contributos

Projeto de Intervenção

Contributos

Tese de Doutoramento

Contributos

Orientações

Contributos

Estágio Científico Avançado

Contributos

Comunicação Social