Instituto de Educação da Universidade do Minho

Coordenador UMinho

Leite, Laurinda

Quem apoia

Entidade Financiadora

ERASMUS +

Sobre o Projeto

Como, o quê e porquê

O Movimento Maker é atualmente considerado como uma das abordagens mais inspiradoras e criativas para os jovens se envolverem com o mundo que os rodeia e desenvolverem interesses e competências tecnológicas, facilitando o desenvolvimento da criatividade, do pensamento crítico, do trabalho em equipa e da capacidade de resolução de problemas dos jovens – as competências essenciais exigidas nos locais de trabalho do século XXI. No entanto, a maioria destas acontecem em espaços informais, como bibliotecas, clubes e atividades extracurriculares. Para que todos os alunos tenham acesso à educação maker, esta deve ser integrada nos currículos escolares e, atualmente, os sistemas educativos não estão preparados para tal. O objetivo deste projeto é colmatar esta lacuna. Para o efeito, o projeto pretende desenvolver uma Academia de Professores, destinada a criar programas inovadores de formação de professores. A equipa do projeto desenvolverá um Quadro de Competências Maker, bem como módulos de aprendizagem e recursos didáticos necessários à dinamização, conjunta, de cursos de formação e summer schools, que envolverão mobilidade de futuros professores e de professores da área STEM.

Este projeto é coordenado pela Tallinn University (Estónia), e tem como parceiros a Universidade do Minho (Portugal), a Aristotle University of Thessaloniki (Grécia), o European Lab for Educational Technology (Grécia), o Trinity College Dublin (Irlanda), a University of Education Weingarten (Alemanha), o Institute of Educational Policy (Grécia), a Kadrina Secondary School (Estónia) e a Escola Mantoulidi Ae (Grécia).

Conta ainda, com parceiros associados, como o Ministério da Educação, Ciência e Inovação, os Agrupamentos de Escolas de Carlos Amarante e de Real, e o Centro de Formação Sá de Miranda, em Portugal, bem como com um conjunto de entidades governamentais, escolas e empresas gregas e alemãs, nomeadamente o Centre for School Quality and Teacher Training de Baden-Württemberg, o Intercultural High School of Athens, o Gymnasium Mygdonias, o Factory IKE-JOIST Innovation Park e a DuckyCode.

Na UMinho, o projeto é coordenado pela Professora Laurinda Leite e envolve também Ana Sofia Afonso, António Osório, Floriano Viseu, Helena Martinho e Luís Dourado, todos do Centro de Investigação em Educação, do Instituto de Educação, e Pedro Rangel Henriques e Cristiana Araújo, do Centro Algoritmi e Departamento de informática, da Escola de Engenharia.

A primeira newslleter do projeto está disponível aqui.