ERASMUS +
ERASMUS +
O Movimento Maker é atualmente considerado como uma das abordagens mais inspiradoras e criativas para os jovens se envolverem com o mundo que os rodeia e desenvolverem interesses e competências tecnológicas, facilitando o desenvolvimento da criatividade, do pensamento crítico, do trabalho em equipa e da capacidade de resolução de problemas dos jovens – as competências essenciais exigidas nos locais de trabalho do século XXI. No entanto, a maioria destas acontecem em espaços informais, como bibliotecas, clubes e atividades extracurriculares. Para que todos os alunos tenham acesso à educação maker, esta deve ser integrada nos currículos escolares e, atualmente, os sistemas educativos não estão preparados para tal. O objetivo deste projeto é colmatar esta lacuna. Para o efeito, o projeto pretende desenvolver uma Academia de Professores, destinada a criar programas inovadores de formação de professores. A equipa do projeto desenvolverá um Quadro de Competências Maker, bem como módulos de aprendizagem e recursos didáticos necessários à dinamização, conjunta, de cursos de formação e summer schools, que envolverão mobilidade de futuros professores e de professores da área STEM.
Este projeto é coordenado pela Tallinn University (Estónia), e tem como parceiros a Universidade do Minho (Portugal), a Aristotle University of Thessaloniki (Grécia), o European Lab for Educational Technology (Grécia), o Trinity College Dublin (Irlanda), a University of Education Weingarten (Alemanha), o Institute of Educational Policy (Grécia), a Kadrina Secondary School (Estónia) e a Escola Mantoulidi Ae (Grécia).
Conta ainda, com parceiros associados, como o Ministério da Educação, Ciência e Inovação, os Agrupamentos de Escolas de Carlos Amarante e de Real, e o Centro de Formação Sá de Miranda, em Portugal, bem como com um conjunto de entidades governamentais, escolas e empresas gregas e alemãs, nomeadamente o Centre for School Quality and Teacher Training de Baden-Württemberg, o Intercultural High School of Athens, o Gymnasium Mygdonias, o Factory IKE-JOIST Innovation Park e a DuckyCode.
Na UMinho, o projeto é coordenado pela Professora Laurinda Leite e envolve também Ana Sofia Afonso, António Osório, Floriano Viseu, Helena Martinho e Luís Dourado, todos do Centro de Investigação em Educação, do Instituto de Educação, e Pedro Rangel Henriques e Cristiana Araújo, do Centro Algoritmi e Departamento de informática, da Escola de Engenharia.
A primeira newslleter do projeto está disponível aqui.
Professora auxiliar Instituto de Educação
Professor associado com agregação Instituto de Educação
Professor auxiliar Instituto de Educação
Professora catedrática Instituto de Educação
Professor auxiliar Instituto de Educação
Professora auxiliar Instituto de Educação