Website em Atualização

Instituto de Educação da Universidade do Minho

Telefone 253604222

Sobre

É docente e investigador de Tecnologia Educativa no Instituto de Educação da Universidade do Minho. Doutorou-se com uma tese sobre Educação Online.

Projetou, desenvolveu e implementou um Ambiente Virtual de Aprendizagem para suportar uma Abordagem Invertida de Ensino e Aprendizagem Online.

Os projetos atuais focam-se em explorar práticas pedagógicas inovadoras usando tecnologia: blended learning, flipped learning, gamification, game-based learning, digital storytelling.

Contributos

Projetos de Investigação

Produção Científica

Artigo Científico - Nacional

Produção Científica

Artigo Científico – Internacional

Cyberbullying in Portugal – a scoping study and the perceptions of Portuguese teachers

Cross-national comparison of gender discrepancies in distance education

Estilos de aprendizagem de professores em formação continuada: indicativo para ambiente híbrido

Capacitação docente em tempos de pandemia: gamificação, flipped classroom e avaliação formativa no Moodle

Project-based learning methodology as a promoter of learning math concepts: a scoping review

Teachers’ perception of emergency remote learning in Portugal during COVID-19 pandemic

The Code.org platform in the developing of computational thinking with elementary school students

Formação continuada do(a) professor(a) da educação básica: recomendações a nível nacional e internacional

Smart education as empowerment: outlining veteran teachers’ training to promote digital migration

How to design and teach a blended course for hard-to-reach adult learners

A systematic review on the flipped classroom model as a promoter of curriculum innovation

Learning style in a virtual environment: a study with elementary school teachers at in-service training

Revisão sistemática: estilos de aprendizagem como estratégia de elaboração de cursos na modalidade de educação a distância no Ensino Superior

A systematic review on the connection between learner dropout from online courses and course design qualities

JuxtaLearn taxonomy: a tool to help teachers to identify and understand the causes of student misunderstandings

Bridging the gap between practitioners and researchers: Critical factors in teachers’ professional learning in the era of mobile learning

Challenges of mobile learning – a comparative study on use of mobile devices in six European schools: Italy, Greece, Poland, Portugal, Romania and Turkey

Produção Científica

Capítulos de Livro

Active methodologies to increase the adoption of mobile Technologies: Teachers’ Insights in an in-service training course

Active Learning Classrooms II – What pedagogical practices should teachers adopt for their activities?

Active Learning Classrooms I – The Alignment Between Teaching and Space from The Perspective of Institutional Management

Uma proposta de avaliação por portefólio digital individual

The future of distance education: an international comparative study

O potencial do celular na democratização do ensinoaprendizagem no CAL/IFRN durante a pandemia do Covid−19

Using educational robotics as a springboard to developing young children’s computational thinking

Tendencias actuales sobre gamificación

Cyberbullying in Portugal: A scoping study

A low-cost mobile robot for STEM subjects

Editors’ introduction [to Gaming in action]

A brief surf on the net for gamification research

Gamification and game-based learning: strategies to promote positive competitiveness in the teaching and learning processes

Starting the game: an introduction to gamification

Capacitação em tempos de pandemia: contribuições do modelo LV de avaliação em possibilitar o growing focus on measuring learning

Ensino híbrido em tempo de pandemia: dilema ou oportunidade?

Utilização inovadora de dispositivos móveis no processo educativo

Desenvolvimento do pensamento computacional em idades precoces usando a plataforma code.org

A systematic review on gamification and game-based learning in ERIC database

A systematic review of design factors to prevent attrition and dropout in e-Learning courses

Educação on-line: desenhar um curso híbrido centrado no estudante

Prefácio [a] “Criação de protótipos educativos multimédia para eLearning”

Prefácio [a TACCLE 2: atividades com tecnologia para a área das artes]

Produção Científica

Livros

Contributos

Projeto de Intervenção

Contributos

Orientações

Curriculum and digital technologies. A case study in an ecuadorian higher education institution

Aprendizagem baseada em projeto e tecnologias digitais no ensino de conceitos matemáticos num curso online

O potencial do celular na democratização do ensinoaprendizagem no CAL/IFRN na pandemia Covid-19

Perceções e práticas sobre o uso de Tecnologias Digitais no Ensino Superior Público Português.

A adoção do ensino híbrido no período pós-pandémico: Um estudo com professores de instituições portuguesas de Ensino Superior

CYBERBULLYING. Da formação de professores ao envolvimento dos alunos e pais em jogos educativos gamificados para prevenir a agressão online

A Inteligência Artificial na Educação: Geração de sinalizador precoce de risco de insucesso

Ensino remoto de emergência no contexto da COVID-19: o caso do ensino das línguas estrangeiras numa instituição de ensino superior

A edição de vídeo na reflexão e compreensão de Threshold Concepts: um estudo utilizando tecnologias móveis

A estratégia da gamificação no desemvolvimento de objectos educacionais para aprendizagens de probabilidade no ensino médio

A gamificação como estratégia para potencialização da formação compartilhada e contínua de professores: Estudos em Portugal e no Brasil

As Tecnologias Digitais nas Universidades Públicas do Sul de Angola: da situação atual a novos caminhos tecnológicos e metodológicos

A smart education no desenvolvimento profissional do professor veterano que ensina matemática nos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico

Contributos

Estágio Científico Avançado